
# Conhecendo os Pneus
Marcações do pneu
Como ler as medidas do pneu

Está vendo essas marcas na lateral do pneu? São abreviações diversas de informações importantíssimas do pneu. Você pode encontrar por exemplo o nome do modelo do pneu, obviamente, mas isso é apenas o começo. Há também uma sequência de números detalhando o índice de carga, classificação de velocidade, tamanho do pneu, construção e muito mais.

Por que exatamente essas marcações são tão importantes? Esta informação é necessária quando chegar da troca do pneu. Todo motorista quer manter a segurança e o desempenho ideais ao comprar pneus novos; entender as marcações da parede lateral é uma maneira eficaz de conseguir exatamente isso..
Como exemplo, vamos começar com a seguinte sequência de marcações do pneu: 225/45 R 18 95 H

Largura do pneu
O primeiro número a aparecer na sequência é "225". Este número é a largura nominal do pneu (em milímetros) de uma parede lateral para a outra.

Altura do pneu
Após a barra, o próximo número na sequência é "45". Esse número é a altura do pneu em percentual, representa uma porcentagem da largura do pneu. Calculamos esse número dividindo a altura da seção do pneu pela largura da seção do pneu. Portanto, se um pneu tiver uma proporção de 45, isso significa que a altura do pneu é 45% de sua largura.

Construção
A seguir, em nossa série sobre marcações no pneu, há uma letra em vez de um número. Esta letra indica o tipo de construção usada na carcaça do pneu, que em nosso exemplo é "R" para construção radial. Outros exemplos são "B" ou "D" para construção diagonal.
Os pneus radiais são hoje os pneus mais comuns na estrada. Eles são chamados de radiais porque as fibras/cordões internos do pneu são orientados em uma direção radial, de um lado para outro no talão, perpendicularmente à direção de rotação do pneu.

Diâmetro
O número "18" em nosso exemplo, representa o diâmetro do aro da roda em polegadas.

Índice de carga
O número após o diâmetro do aro, representa o índice de carga. No nosso exemplo, “95” é um código para a carga máxima que um pneu pode suportar quando totalmente cheio. Os pneus da linha leve (passeio) têm índices de carga que variam de 75 a 105, onde cada valor numérico corresponde a uma capacidade de carga específica. A capacidade de carga para cada valor é descrita em uma tabela de índice de carga na documentação do seu veículo ou pneu.

Índice de velocidade
Por último, chegamos á classificação do índice de velocidade. Letras que variam de A a Z representam a classificação de velocidade. Cada letra indica a velocidade máxima que um pneu pode suportar com a capacidade de carga recomendada. No nosso exemplo, "H" é equivalente a uma velocidade máxima de 209 km / h (130 mph). Mesmo que um pneu seja capaz de funcionar com essa velocidade, os motoristas não devem exceder os limites legais de velocidade.

Marcações adicionais
Após essa sequência de informações, pode haver outras letras ou símbolos.
No nosso exemplo, eles indicam o seguinte:
7 - Pneu autônomo com tecnologia "Run Flat"
8 - Equipamento original Mercedes
9 - Adequado para condições com lama e neve
10 - Atende às normas de segurança de veículos a motor do Departamento de Transporte
11 - Semana da Fabricação
12 - Ano de Fabricação
Assuntos relacionados
-
2025/04/08Componentes dos pneusA Continental teve um papel importante no desenvolvimento dos atuais pneus radiais. Aprenda tudo sobre os componentes dentro do pneu moderno. Veja aqui!Saiba mais
-
2025/04/08Calibrando os pneusA segurança do carro é significativamente aprimorada com a pressão correta do pneu. Aprenda tudo sobre calibragem e sistemas de monitoramentoSaiba mais
-
2025/04/08Balanceamento dos pneusRodas desbalanceadas causam vibrações e desgastes prematuros, não só no pneu. Como e quando fazer o balanceamento do pneu? Veja aqui tudo sobre o assunto!Saiba mais
Descubra as medidas
dos pneus da Continental
