São Paulo, 16 de março de 2021 - Há um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu carro, SUV ou picape enfrenta. E há uma razão para isto. “Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, alerta João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.
É importante destacar que o mundo on-road e off-road também são muito diferentes do ponto de vista técnico para um pneu. O composto empregado, o desenho da banda, o tipo de construção são quase antagônicos: você ganha aqui e perde lá.
No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações dos engenheiros é o conforto. Por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruído, o bem-estar do motorista e dos passageiros, ao invés do impacto com a pista. Já no mundo off-road, a atenção se volta para o terreno que o pneu terá que enfrentar: areia, cascalho, lama, buraco, pedrinhas que se prendem à banda. O desafio aqui é desenvolver um produto capaz de entregar tração nesse tipo de piso.
A capacidade de carga desses pneus também é diferente, afinal estamos falando de veículos muito mais pesados e que rodarão com mais de peso. A altura dos sulcos muda em comparação à dos pneus de passeio: são normalmente muito mais profundos e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsão das pedras.
Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos utilizados em pneus de passeio. É também importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas para evitar danos causados por pedras ou pelo cascalho, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade.
Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal é importante o motorista levar em consideração exatamente qual será uso do veículo: off road (de verdade), misto ou all terrain.
Confira alguns exemplos:
"Tenho um sítio que visito de vez em quando e com acesso por estrada de terra – o ideal é utilizar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve: Pneu ContiCrossContact LX2
"Meu uso é alternado, uso muito meu veículo na fazenda e no asfalto também – o indicado é um pneu all terrain, que vai harmonizar os interesses conflitantes de condução no asfalto e no off-road: Pneu Grabber A/TX
"Sou trilheiro, quero subir barranco e meu veículo vive no barro – opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas tanto na lama como na terra, além de oferecer uma maior durabilidade e resistência em terrenos desafiadores: Pneu Grabber X3
Confira outras importantes dicas sobre escolha e manutenção preventiva dos pneus no Calibrada Continental no Youtube
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e soluções acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2021, a Continental gerou vendas de € 33,8 bilhões e atualmente emprega mais de 190.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa comemorou seu 150º aniversário.
A Área de Negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 57.000 funcionários e registrou vendas de € 11,8 bilhões em 2021 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para uma mobilidade segura, econômica e ecologicamente mais eficiente. O portfólio desta unidade de negócios inclui serviços para a indústria de pneus, aplicações comerciais e de frotas, bem como sistemas de gestão digital.