#Flatout | Compra, manutenção e preparação do BMW 320i F30
Todo carro à venda recebe um carinho a mais na aparência. Um polimento, uma limpeza no motor, uma higienização na cabine. Tudo isso deixa o veículo mais sedutor para o comprador, trazendo um fator de emoção no impulso da decisão de compra. Agora, há um detalhe que pode revelar muito sobre como o dono realmente cuida do carro: os pneus.
O BMW 320i deste vídeo sempre usou pneus Continental, uma das marcas homologadas pela BMW como pneu original. Se o proprietário opta por pneus genéricos, como aqueles de marcas desconhecidas, isso pode indicar que ele também utiliza peças paralelas ou recondicionadas em outras partes do veículo, como buchas, terminais, amortecedores, correias e bombas. Além disso, ele pode fazer trocas de óleo mais espaçadas, o que é prejudicial para qualquer motor, especialmente para os turbinados como o N20 do 320i.
Os pneus são uma das poucas peças expostas e, portanto, podem dar uma boa indicação da qualidade da manutenção do carro. Além disso existe a importância de verificar não só a marca, mas também o estado dos pneus, separando aqueles que priorizam a manutenção preventiva daqueles que esperam que algo estrague para então cuidar.
Quando falamos de aumento de potência e torque, é crucial ter pneus de alta qualidade e performance e em perfeitas condições. Não se trata apenas de assegurar que a força adicional vá para o asfalto e que o carro tenha tração para desempenho, mas também de garantir uma boa frenagem. A performance não é apenas ao acelerar, mas ao frear bem, em uma distância menor. Os pneus são um componente crítico para reduzir a distância de frenagem, associando sempre performance à segurança.
Pneus genéricos podem ter aparência de esportivos, com desenhos de banda de rodagem copiados de marcas renomadas, mas na prática, entregam desempenho inferior e podem ser perigosos.
Neste BMW 320i, temos um projeto elegante, bem balanceado entre pneus, amortecedores e freios. Em casos de aumento extremo de potência ou uso mais esportivo, o proprietário pode optar por rodas de 18 ou 19 polegadas com pneus de alta performance, como o SportContact 7, que oferecem um desempenho muito mais agressivo.
O arranjo atual, com rodas de 17 polegadas, proporciona um bom conforto devido ao flanco mais alto dos pneus. Aqui você pode conferir outro vídeo do Flatout sobre pneus de perfis diferentes, pneu mais alto com rodas menores e pneus de perfil baixo com rodas de diâmetro maior. Vale a pena conferir para entender melhor as implicações de cada configuração.
Apaixonados por veículos e buscando cada vez mais estar conectada a experiência viciante do automobilismo, a Continental tem o FlatOut como parceiro desde de 2020.
Conhecidos por serem a casa de quem gosta de mecânica, de técnicas de pilotagem, de lançamentos automotivos e das as últimas notícias bem analisadas, a equipe FlatOut traz a técnica com explicação compreensível, argumentos com dados e fatos servidos com uma narrativa gostosa. E agora, irão contar como parceiro oficial, a tecnologia alemã da Continental Pneus.
Ama clássicos de coleção e veículos preparados ou customizados? Você tem perguntas específicas sobre cuidados com os pneus do seu carro? Como reagir em situações de direção perigosas? Ou talvez você esteja procurando aprimorar seus conhecimentos gerais? Você veio ao lugar certo! Confira os vídeos abaixo ou assista direto na página do FlatOut.