No início da manhã, as seções finais do muro são carregadas nos caminhões. Com tudo devidamente protegido, ele segue para o canteiro de obras – por rodovias, estradas comuns e trilhas de cascalho até um local de desenvolvimento na orla da cidade, talvez, ou até mesmo por estradas estreitas até uma vila nas montanhas. A Spedition Zink entrega as remessas da construtora de casas pré-fabricadas WeberHaus para o canteiro de obras dentro do prazo. Um guindaste de 50 toneladas está esperando para baixar as paredes de até 12 metros de comprimento até as fundações com precisão milimétrica. Cada etapa do processo é cuidadosamente coordenada.
Para a WeberHaus – com sede em Rheinau-Linx – manter seus processos no local funcionando exatamente de acordo com o planejado, é crucial que eles possam confiar cem por cento na empresa de transporte que utilizam. A Spedition Zink, parceira de longa data, envia uma frota especializada de 17 caminhões de dois e três eixos com reboques de baixa carga e tratores de semirreboque para a tarefa em questão. Para garantir que os veículos especializados possam entregar o frete supersize de forma confiável e pontual, sempre, a empresa confia na solução de gerenciamento digital de pneus da Continental. Oito veículos foram equipados com o sistema digital de monitoramento de pressão dos pneus ContiConnect desde a primavera de 2021. O sistema usa sensores dentro do pneu para medir constantemente a pressão e a temperatura.
“Assim que um pneu se desvia desses valores, como muitas vezes acontece com furos ou freios emperrados, o sistema envia um alerta ao motorista e eu recebo proativamente um SMS no meu celular e um e-mail no meu computador”, relata Michael Doßwald como satisfeito. Os benefícios do ContiConnect para a empresa de transporte são, portanto, três: “Manter a pressão correta dos pneus economiza combustível, além de aproveitar ao máximo a vida útil do pneu e alcançar um alto nível de segurança operacional para nossos veículos”, diz o gerente de frota .
O processo de conversão para os primeiros cinco veículos foi concluído em um dia. “Uma equipe da Continental e Vergölst chegou ao nosso estaleiro com uma oficina móvel e instalou os sensores em 84 pneus”, diz Doßwald. Um prestador de serviços especializado conectou o sistema à unidade de telemática dos veículos. “Para nós, era muito importante que o ContiConnect pudesse ser integrado sem problemas em nossa telemática Spedion e que o motorista pudesse monitorar a pressão dos pneus enquanto estiver em movimento.” Esta integração no sistema de telemática existente é possibilitada pela instalação de um aparelho Bluetooth, que envia os dados coletados do pneu para a nuvem em tempo real através de uma unidade central de telemática. Lá, ele pode ser acessado através do portal web – novamente em tempo real.
Essa solução baseada em nuvem tornou a transferência de dados mais rápida e confiável. No portal web, o gestor da frota tem acesso em tempo real a uma visão detalhada do veículo, incluindo alarme, pressão dos pneus e histórico de temperatura dos pneus. Além disso, a localização do veículo é transmitida via GPS e as horas de operação dos pneus registradas. O sistema, portanto, permite que o gerente de frota da Spedition Zink monitore os pneus de forma flexível – independentemente de em qual canteiro de obras ou vila de montanha os veículos estão trabalhando.