# Soluções para Frota

Soluções de Recapagem

Soluções Conti360°

(imagem de homem branco com luvas grossas e equipamento de segurança, utilizando uma lixadeira de raspagem em um pneu de carga - faíscas saem entre o atrito da lixadeira e pneu)

Com a nossa mais recente Tecnologia de Recapagem Continental, garantimos que pode utilizar pneus recauchutados como uma alternativa econômica e amiga do ambiente sem comprometer a qualidade. Uma equipe especializada está à sua disposição para orientá-lo no processo de coleta, inspeção, compra de banda de rodagem e recapagem.


Um pneu recapado gera

(imagem com ilustrações de pictogramas simbolizando as melhorias ambientais proporcionadas pelo pneu recapado)
(imagem com ilustrações de pictogramas simbolizando as melhorias ambientais proporcionadas pelo pneu recapado)
(imagem com ilustrações de pictogramas simbolizando as melhorias ambientais proporcionadas pelo pneu recapado)
(imagem com ilustrações de pictogramas simbolizando as melhorias ambientais proporcionadas pelo pneu recapado)
(imagem com ilustrações de pictogramas simbolizando as melhorias ambientais proporcionadas pelo pneu recapado)

Banda de Rodagem Premium

(imagem de banda de rodagem ContiTread da Continental, sendo aplicada no pneu de carga)

A Continental trabalha com bandas de rodagem premium, onde utilizamos os mesmo desenhos e tecnologias presentes nos pneus novos. Os compostos são cuidadosamente escolhidos para que nossas bandas atendam as necessidades do mercado e reduzam o custo por quilometro (CPK) relacionado ao uso dos pneus. As carcaças são cuidadosamente inspecionadas para passar pelo processo de recapagem, utilizando bandas pré-moldadas e são entregue ao usuário com as características de um pneus novo.

Diferença entre Recapagem, Recauchutagem e Remoldagem

Confira as várias formas de tornar um pneu reutilizável e entenda as diferenças entre recapagem, recauchutagem e remoldagem:

  • Recapagem: No processo de recapagem é feita a retirada da borracha remanescente da banda de rodagem e após a carcaça ser minuciosamente preparada, aplica-se uma nova banda de rodagem. Esta banda de rodagem já com o desenho pré-moldado e previamente vulcanizado é aplicado sobre a carcaça, neste processo trabalhamos com temperaturas inferiores a 120°C reduzindo assim a fadiga da carcaça. A Continental oferece a linha ContiTread para realização de uma recapagem com banda premium e redução dos custos operacionais das frotas.

  • Recauchutagem: No processo de recauchutagem é feita a retirada da borracha remanescente da banda de rodagem e após a carcaça ser preparada, aplica-se uma borracha não vulcanizada (camelback). Após isso a carcaça é levada ao molde, onde é exposta a temperaturas de até 175°C. Sendo assim a carcaça acaba sofrendo um início de fadiga.

  • Remoldagem: O pneu tem toda a banda de rodagem e suas laterais retiradas, essa camada recebe uma nova borracha (camelback) e é levado ao molde, onde é exposta a temperaturas de até 175°C. Sendo assim a carcaça acaba sofrendo um início de fadiga.

Tecnologias das Bandas ContiTread

Sulcos com tecnologia de expulsão de pedras,  oferece maior proteção contra picotamento da banda até a carcaça, aumentando a vida útil da carcaça.

(animação com foto da banda de rodagem e destaque nos sulcos da banda)

Blocos que garantem tratividade até o fim do desenho, garantem aproveitamento máximo da vida útil do pneu recapado, diluindo o custo da recapagem.

(animação com foto da banda de rodagem e destaque entre os blocos da banda)

Resistência ao desgaste irregular, traz melhoria do redimento quilométrico através de um desenho com detalhes específicos para redução de tensões, otimizando a distribuição da pressão de contato do pneu e solo. A melhoria do rendimento quilométrico tem por consequência mais economia ao negócio.

(animação com foto da da banda de rodagem e destaque dos sipes do pneu)

Tecnologia 3D para maior aderência ao piso molhado, proporciona mais segurança durante todo o caminho

(animação com foto da banda de rodagem enrolada, zoon em parte da banda mostrando destaque da tecnologia 3D aplicada nas ranhuras e sipes do pneu)

Pé de borracha reforçado para amortecer impactos, protegendo as cintas da carcaça, agilizando o tempo de processo de reforma (Ex.: menor número de escariações e enchimentos) e proporcionando maior recapabilidade

Maior quantidade de composto para melhor rendimento quilométrico


Processo de Recapagem

Efetuar a limpeza externa da carcaça antes de iniciar a produção, diminuindo a incidência de sujeira no processo produtivo e riscos de contaminações.

(imagem de homem fazendo inspeção do pneu de carga para recapagem)

Inspecionar as carcaças, selecionando-as de acordo com a condição. Evitar trabalhar carcaças danificadas que precisem ser recusadas durante a execução do processo de recapagem ou estejam fragilizadas e apresentem falhas após a reconstrução.

(homem fazendo o processo de limpeza do pneu de carga em máquina)

Preparar a área da coroa com uma textura uniforme e adequada, conforme as normas da RMA3 e RMA4, preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem.

(máquina de raspagem de pneu de carga)

Tratamento e eliminação de danos na carcaça.Remoção de material avariado (têxtil ou aço),fazendo uso das ferramentas apropriadas.

(homem utilizando máquina de escareação de pneu de carga - faíscas saem do pneu)

Proteger a área raspada e escareada aplicando uma camada de cola cimento, evitando a oxidação da borracha e dos cordonéis de aço.

(homem aplicando cola específica no pneu de carga para cimentação)

Devolver à carcaça a condição de uso por meio do correto tratamento, dimensionamento e aplicação dos reparos, restabelecendo a resistência à estrutura do pneu por meio da aplicação de manchão/reparo na área danificada e tratada.

(homem fazendo reparo interno do pneu de carga)

Preenchimento dos danos que foram tratados nas etapas anteriores.

(homem com aplicador de produto em pneu para enchimento manual)

Preencher com borracha de forma homogênea toda a área da carcaça que foi raspada

(homem acompanhando máquina de extrusão em pneu de carga)

Cortar e preparar a banda a ser aplicada na carcaça, respeitando as medidas coletadas na etapa de raspagem. Aplicar a ligação na banda e deixá-la apta para aplicação na carcaça.

(homem manuseando banda de rodagem em mesa)

Aplicar a nova banda na carcaça, de forma adequada.

(imagem de mão com luva segurando banda de rodagem que está sendo aplicada em pneu de carga que se encontra em máquina)

Envelopar o pneu corretamente,garantindo a aderência entre carcaça,ligação e banda durante a vulcanização.

(foto de homem empurrando pneu em máquina de recapagem)

Realizar a montagem do conjunto envelope e innerlop, proporcionando a junção adequada entre conjunto de forma que não haja vazamento de ar

(homem fazendo montagem de equipamento em pneu de carga recapado)

Realizar o teste do conjunto montado através de sucção pela bomba de vácuo, verificando a ausência de furos e microfuros causadores de vazamentos.

(homem utilizando máquina de teste de vazamento de ar em recapagem)

Promover a perfeita aderência da banda à carcaça por meio da vulcanização da ligação. O processo ocorre respeitando critérios de tempo, temperatura e pressões ideais.

(foto de homem controlando máquina de vulcanização de pneu recapado)

Remover da autoclave e desmontar o conjunto pneumático, preservando os componentes corretamente.

(homem fazendo a desmontagem do pneu recapado em máquina de recapagem)

Verificar a qualidade do serviço executado. Classificar o pneu para ser utilizado ou retornar para correção. Impedir que pneus com falhas cheguem ao cliente.

(homem fazendo inspeção final em pneu recapado)

Download

Databook Banda de Rodagem - ContiTread

Databook Banda de Rodagem - ContiTread

pdf 5 MB

Databook de Bolso Banda de Rodagem - ContiTread

Databook de Bolso Banda de Rodagem - ContiTread

pdf 19 MB